• (61) 3037-5293
  • comercial@denengenharia.com.br
CASA CONTÊINER, UM NOVO JEITO DE CONSTRUIR E MORAR!
09 DE Abril de 2019

CASA CONTÊINER, UM NOVO JEITO DE CONSTRUIR E MORAR!

Os contêineres vêm ganhando cada vez mais espaço na construção civil no Brasil. Sim, estou falando daquelas grandes caixas de aço que transportam de medicamentos a televisores, de roupas a carros, pelos mares mundo a fora. Eles são utilizados no transporte de cargas marítimas por anos, mas em algum momento chega a aposentadoria para eles também. E então ganham uma nova utilidade, ainda mais longa, especialistas estimam que casas contêineres possa durar até 90 anos.

Eles são transformados em casas e também em projetos comerciais como restaurantes, escritórios, galerias e até hostel ou pousadas. Essa tendência começou no inicio deste século, na Inglaterra. Aqui no Brasil é uma novidade, pois tem poucos anos que as pessoas estão optando por esse tipo de construção, na verdade teve inicio na última década, mas em outros países já é bem comum, no Japão, na Inglaterra e na Holanda, é uma pratica consolidada.

O QUE É UMA CASA CONTÊINER?

Casa contêiner é um espaço destinado à residência, pode ser construído a partir de um ou mais contêineres. E não precisa, necessariamente, ter um formato pré-determinado. Saiba que ela pode ser mais versátil do que parece. É possível construir com apenas um contêiner ou usar mais de um, empilhando-os ou colocando um ao lado do outro. E o melhor é que você também pode misturar a construção comum e ainda usar outros materiais como a madeira e vidro, deixando sua casa mais personalizada.

PARA QUEM É INDICADO ESSE TIPO DE MORADIA?

É indicado para pessoas que moram sozinhas e até mesmo para famílias, já que é possível construir casas contêineres de diversos tamanhos. Mas vamos falar de uma casa construída com um único contêiner. É um espaço que abriga muito bem uma família pequena, como um casal e um filho, por exemplo. Ou amigos que desejam dividir os custos de moradia.

Mas pode abrigar uma quantidade de pessoas bem maior já que é possível construir até mesmo pequenos hostels, como falamos anteriormente. É executável construções de vários andares com contêineres, pois são muito versáteis.

CASA CONTÊINER X CASA DE ALVENARIA – QUAL É MAIS ECONOMICA?

Comparado a uma casa de alvenaria, a casa feita com contêineres apresenta um custo menor, pois pode ser feita com material reciclável que são os contêineres usados. Entretanto, é preciso levar em consideração os outros materiais que serão usados na obra, pois serão os mesmos de uma casa comum. Portanto o gasto vai depender muito do tipo de acabamento e revestimento que você deseja para sua casa contêiner.

Especialistas afirmam que as casas contêineres são em media 20% a 30% mais barato do que construções de alvenaria. Isso porque há uma economia de recursos naturais como água, madeira, ferro e energia elétrica durante o processo de construção. Além de ser uma obra limpa, sem grande produção de entulho e com grande rapidez na construção.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CASA CONTÊINER

VANTAGENS:

  • Mobilidade: a casa contêiner tem uma mobilidade enorme se comparada à casa de alvenaria, pois a casa de alvenaria depois de construída ficará para sempre no mesmo lugar. Já a casa contêiner você pode transportar para onde desejar no futuro. Imagine que você construiu sua casa na cidade onde mora atualmente e depois precise se mudar para outra cidade ou Estado, por exemplo, você poderá levar sua casa com você.

Outra coisa muito legal desse tipo de projeto é que você pode construir até em um terreno alugado, caso você não tenha um terreno e precise morar pagando aluguel, futuramente quando você precisar se mudar daquele endereço então você poderá levar a sua casa pra onde desejar.

  • Agilidade na Construção: outra grande vantagem é a agilidade da obra, enquanto uma casa de alvenaria leva até 40% a mais de tempo para ficar pronta, a casa contêiner pode ficar pronta entre 60 e 90 dias dependendo do projeto. O contêiner é uma estrutura pré-montada que precisa de muito pouco tempo para fazer as instalações e acabamentos necessários para se tornar uma casa. Para esse tipo de construção também não é necessário fazer nivelações e fundações do terreno, pois o contêiner tem uma estrutura autoportante capaz de sustentar toda a edificação.
  • Economia: em construções comuns sempre acontecem imprevistos que acabam atrasando a obra e gerando mais custos. Em uma construção com contêineres é possível ter um controle maior dos processos evitando assim os imprevistos. Uma obra assim gera também a economia de recursos naturais, pois usará uma quantidade menor de areia, tijolo, cimento, água, ferro e energia. Isso garante uma obra mais limpa uma vez que terá uma redução de entulhos e outros materiais.
  • Sustentabilidade: esse é outro ponto muito importante, pois o material utilizado pelas companhias navais será reutilizado com uma nova função. Além de o próprio contêiner ser sustentável, ainda é possível manter até 90% do solo permeável já que os contêineres necessitam de pontos mínimos de apoio, assim a geografia do terreno pode ser mantida praticamente intacta. É possível impermeabilizar no máximo 15% do terreno, preservando assim o lençol freático e o solo. Respeitando ao máximo o relevo natural do terreno evitará grandes interferências no solo e contribuirá para a absorção das águas da chuva.
  • Praticidade e Versatilidade: esse tipo de construção é muito pratica já que chega ao endereço da obra 100% pronto e ainda permite a movimentação de um lugar para outro. Além disso, a construção pode ser desmontada e montada em outro terreno, suas características geométrica e modular permitem diversas configurações, facilitando dessa forma a construção e/ou montagem. É muito versátil também, porque tem a opção de expandir a obra adicionando módulos, que podem chegar prontos ao local e serem acoplados aos contêineres já existentes.
  • Durabilidade: a vida útil do contêiner é longa, pois ele é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas. Especialistas afirmam que um contêiner bem cuidado pode durar até 90 anos.

DESVANTAGENS:

  • Mão de Obra: requer mão de obra especializada, principalmente no corte das esquadrias. Encontrar essa mão de obra não é fácil visto que esse tipo de construção ainda não está muito difundida em nosso país.
  • Conforto térmico e acústico: requer cuidados especiais de isolamento térmico e acústico, uma vez que o contêiner é feito de aço que é um ótimo condutor de calor e péssimo isolante acústico.
  • Contaminação: é importante saber o que o contêiner transportava, pois dependendo do que foi transportado nele no passado, pode haver vestígios contaminantes. E além desse fato, os solventes liberados pela pintura e os selantes utilizados em sua fabricação podem ser prejudiciais à saúde.

Regulamentações: como é um tipo de construção ainda não muito difundido em nosso país, requer conhecimento da legislação adequada e existe ainda uma dificuldade na obtenção de financiamento. Os alvarás e licenças para uma casa de contêiner são os mesmos exigidos para uma casa de alvenaria, obtidos junto à prefeitura. Contudo, você pode ter dificuldades em algumas cidades já que não é uma construção muito usual. Planos, topografia, elevações, rede de esgoto, energia e desenhos estruturais são os documentos básicos para começar

QUE TIPO DE CONTÊINER PODE SE TRANSFORMAR EM UMA CASA?

A primeira coisa, a saber, é qual tipo de carga o contêiner transportava, pois ainda que muito bem higienizado o contêiner que transportou carga tóxica não deve ser utilizado. Como já foi comentado anteriormente um contêiner desses pode conter resíduos contaminados que irão fazer mal a sua saúde.

Existem muitos contêineres que são vendidos por um preço bem baratinho, pois estão muito enferrujados já que tinham um contato muito próximo com o mar. Mas isso não é um problema, levando em conta que uma boa lixada e um revestimento de qualidade vão renovar o material, deixando-o com cara de novinho.

Depois selecione o melhor contêiner pela altura, existem contêineres das mais variadas alturas e profundidades. Os mais altos sempre são os mais recomendados, mas lembre-se de checar na prefeitura de sua cidade qual é a altura mínima exigida para a aprovação de um projeto residencial.

Os projetos de casas contêiner podem ser feitos com os mais diversos tipos de contêineres existentes. Mas os mais indicados são os standard que são os mais comuns, usados para cargas gerais e os high cube que são os mais altos.

CARACTERISTICAS DO TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA CONTÊINER

O terreno poderá ser em área urbana ou rural. A área disponível no terreno deve ser proporcional à montagem dos contêineres, levando em consideração ainda distâncias legais entre vizinhos, espaço para calçadas, entre outras medidas. Esses detalhes você pode verificar junto com seu arquiteto nas legislações municipais e/ou federais.

O terreno não precisa ser plano, mas se for facilitará muito mais a instalação e terá muito menos custos. É possível criar o projeto sobre um terreno irregular também, porém com muito mais custos de sustentação envolvidos.

A localização do seu terreno também é outro ponto importante a ser observado. Pense num caminho bem inacessível ou em uma pista muito íngreme, isso dificultará muito o transporte e consequentemente a sua construção.

PROJETO PARA SUA CASA CONTÊINER

Após definir o terreno seu próximo passo deve ser fazer o projeto da sua casa. Esse projeto é necessário para aprovar sua obra na prefeitura da sua cidade. Depois de passar pela prefeitura você precisa fazer também o registro imobiliário de sua casa, afinal, apesar de ser uma casa contêiner, ela não é um trailer, não é mesmo!

No seu projeto devem constar medidas, planta da casa, entradas, pontos de funcionalidade. Para isso é recomendável contratar um arquiteto ou uma empresa especializada em transformar contêineres em casas. Infelizmente ainda não é tão fácil encontrar esses profissionais, por se tratar de um tipo de construção que ainda é pouco difundido em nosso país, mas que com toda certeza é uma forte tendência para o futuro.

Na hora de fazer o seu projeto a diferença entre os arquitetos e as empresas especializadas nesse tipo de construção é que os arquitetos irão fazer tudo de acordo com suas necessidades e gostos pessoais. Já as empresas especializadas costumam apenas executar os recortes dos contêineres e montar a casa.

TELHADO VERDE EM CASA CONTÊINER – SAIBA QUAL É A SUA UTILIDADE

O telhado verde é uma ótima alternativa para quem tem interesse em construções sustentáveis que prioriza o aproveitamento dos recursos naturais na construção, sem agredir o meio ambiente. São inúmeros os benefícios encontrados no telhado verde, começando pelo charme todo especial que ele traz a construção. Ele contribui para um maior conforto térmico, além de gerar uma economia com a manutenção de telhas no projeto.

Esse tipo de telhado também é conhecido como telhado ecológico, ele é uma ótima opção para quem busca por um ambiente mais arejado e confortável, isso porque, essa técnica sustentável facilita o gerenciamento de água da chuva, tornando a temperatura da casa mais fresca e agradável.

Todos esses fatores além de promover o reequilíbrio ambiental, melhoram a qualidade do ar, combatem o efeito estufa e funcionam como um excelente isolamento térmico.

 

O QUE PODEMOS CONCLUIR SOBRE ESSE NOVO JEITO DE CONSTRUIR

Nesse breve artigo esperamos ter contribuído um pouquinho para o seu conhecimento sobre essa tendência mundial da construção tanto para a engenharia quanto para arquitetura. Com certeza essa é uma tendência que veio para ficar, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com construções sustentáveis que gaste menos, gerando economia e que ao mesmo tempo poupe os recursos naturais, especialmente os não renováveis.

Como vimos, esse tipo de construção tem muito mais vantagens e benefícios do que desvantagens. Por isso, vale a pena conferir!

Se quiser saber mais sobre nossa empresa e nosso trabalho, siga nossas redes sociais - @dn.engenharia 

VEJA

ALGUMAS FOTOS

titulo da postagem