• (61) 3037-5293
  • comercial@denengenharia.com.br
CONCRETO RECICLADO
28 DE Fevereiro de 2020

CONCRETO RECICLADO

Que finalidade podemos dar aos restos de uma construção ou reforma?

Dependendo do material pode ser mais ampla do que imaginamos. Materiais como o concreto, por exemplo, imagina-se que não seja possível a sua reciclagem. Mas, diferente do que imaginamos, já existe uma solução para que esse resíduo possa ser aproveitado para novas finalidades.

A Construção Civil é uma área que sempre causa impactos ambientais em decorrência de suas obras e por esse motivo tem uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente. Está sempre em busca de processos e produtos sustentáveis, bem como a forma correta de descartar os resíduos e outros materiais que não serão mais utilizados nas obras, especialmente o concreto, que pode gerar grande impacto ambiental se descartado de forma indevida.

E é sobre a reciclagem do concreto que vamos falar no artigo de hoje. Vamos lá!

Como é realizada a reciclagem do concreto?

O concreto passa por um processo para ser reciclado:

  • Fase de Quebra Inicial

Onde o concreto é quebrado através de técnicas tradicionais de demolição, incluindo britadeiras, bolas de demolição e explosivos. Ele é reduzido em pedaços pequenos de centímetros apenas. E esses pedaços devem estar livres de resíduos contaminantes maiores como madeiras, vidros e lixo em geral. Este concreto já quebrado é levado as centrais de reciclagem por grandes caminhões ou máquinas portáteis são levadas até a área de demolição para realizar o processo de reciclagem no local.

  • Fase de Trituração

Após passar pelo processo de quebra inicial o concreto passa por outro processo onde os resíduos são triturados em um equipamento com várias facas. O resultado desse processo é uma mistura que se parece com areia, mas um pouco mais grossa. E é esse produto que será utilizado na produção de um novo concreto.

  • Fase da Reutilização

O agregado de concreto reciclado é misturado ao agregado de concreto virgem, junto com areia, água e cimento para fazer um concreto fresco. O concreto com material reciclado geralmente é utilizado como camada de base para projetos de construção. Mas não existem especificações ou normas dizendo onde o concreto reciclado pode ou não ser utilizado. O agregado de concreto reciclado é considerado mais leve e forte do que o agregado de concreto virgem e ainda ajuda a reduzir os custos e os impactos ambientais da construção.

A reciclagem do concreto é uma alternativa sustentável ao descarte?

A reciclagem de resíduos é uma alternativa sustentável para a destinação de entulhos. Além de reduzir muito a chance de descarte em locais clandestinos, vai contribuir ainda para aliviar a pressão sobre os aterros que estão cada vez mais saturados. Vai permitir também o reaproveitamento dos materiais que antes eram descartados.

A Construção Civil é responsável por grande parte do entulho gerado nas grandes cidades. E é responsabilidade da Construtora ou de qualquer outro gerador, independente se é uma empresa ou uma pessoa física que resolveu reformar sua casa, por exemplo. Se estiver gerando resíduos oriundos de demolições, reformas ou qualquer outro tipo de obra, então é seu dever dar a destinação correta aos resíduos.

Podemos concluir que os resultados alcançados com o uso do concreto reciclado podem até superar os resultados obtidos com o uso do concreto convencional. O uso do entulho de concreto é perfeitamente viável, desde que ele passe por um processo de beneficiamento e seleção para que sejam retiradas as partes não desejadas, dessa forma o material terá uma qualidade melhor.

Como já dissemos anteriormente a Construção Civil é uma das maiores responsáveis pela geração de entulhos. E a reciclagem pode ser uma das formas mais eficientes para a redução da poluição ambiental nas grandes cidades. Além das vantagens ambientais, a reciclagem do concreto traz benefícios econômicos para os empresários, com a redução nos custos de produção advindos da economia de matéria-prima.

Compartilhe conosco o que você sabe sobre esse tema! 

Nos acompanhe nas redes sociais!!! 

@dn.engenharia

VEJA

ALGUMAS FOTOS

titulo da postagem