• (61) 3037-5293
  • comercial@denengenharia.com.br
CONSTRUÇÃO MODULAR E SEUS BENEFÍCIOS
24 DE Julho de 2019

CONSTRUÇÃO MODULAR E SEUS BENEFÍCIOS

Vamos conhecer uma alternativa muito atraente que em um futuro breve pode vir a substituir as construções de alvenaria tradicional!?

Vivemos em constante evolução em todas as áreas do conhecimento, na construção civil em especial estamos vivendo a era mais tecnológica de todas, com a chegada da impressão 3D, realidade virtual aumentada, automação, robôs, BIM, drones autônomos, internet das coisas, o crescente uso de aplicativos voltados à produtividade e ao controle da gestão de projetos, logística e produção.

O modelo que conhecemos de construção tradicional de shoppings, escolas, hospitais, hotéis, indústrias, entre outras edificações comerciais e residenciais está progressivamente dando lugar a sistemas de construção industrializados. E hoje vamos falar um pouquinho do sistema de construção conhecido por construção modular.

O que é Construção Modular?

A Construção Modular é o processo de criação de perfis ou vigas que são conectados ainda na fábrica formando painéis. Estes painéis são equipados das instalações necessárias, depois são revestidos formando um módulo único, que cria uma divisão de ambiente.

Os módulos são transportados e montados no local da obra, encaixando vários formatos diferentes. Onde cada peça representa um ambiente.

A construção modular é uma solução industrializada onde módulos individuais são fabricados em linhas de montagem padronizadas, e serão montados no local da edificação.

Por meio dessa tecnologia é possível construir edifícios inteiros, é exequível ainda construir casas de luxo, complexos residenciais, hospitais, escolas, entre outras grandes obras.

Principais Benefícios ou Vantagens dessa Técnica

Entre as principais vantagens e benefícios da construção modular destacam-se:

  • Alta velocidade de produção – montagem rápida e compactação do tempo de produção.

 

  • Diminuição significativa dos atrasos decorrentes de condições climáticas desfavoráveis – visto que grande parte das atividades são feitas dentro de uma fábrica. E a montagem da edificação no local da obra se torna muito mais rápida também, reduzindo dessa forma o risco de atrasos na entrega.

 

  • Economia – a economia obtida nesse tipo de obra é significativa e também é proporcional a escala de produção. Há uma redução significativa em relação ao desperdício de tempo e também em relação à mão de obra. O menor tempo de produção e montagem consequentemente geram menores custos.

 

  •  Sustentabilidade e benefícios ambientais – nesse tipo de construção há a possibilidade do uso de materiais reciclados. Também são projetados espaços compactos de acordo com critérios de eficiência energética e baixo consumo de água. Construções modulares também geram baixos níveis de emissão de gases de efeito estufa, de poeira, de resíduos e detritos o que é inerente ao próprio processo de fabricação e montagem, minimizando muito o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais, por exemplo.

 

  • Flexibilidade – uma grande vantagem desse tipo de construção é que novos espaços podem facilmente ser agregados a qualquer momento através da inclusão de novos módulos. Podemos dizer que as edificações modulares são extremamente flexíveis e adaptáveis aos gostos e necessidades dos clientes.

 

  • Ambiente mais seguro para trabalhar – o modelo de fabricação e montagem de edificações modulares proporciona um ambiente mais seguro e melhores condições de trabalho. Reduz os níveis de ruídos e poluição do ar, que além de prejudicar o meio ambiente ainda são fatores que influenciam diretamente na segurança do trabalho.

 

  • Tecnologia e inovação – os módulos são projetados obedecendo a critérios de desempenho previamente definidos, são muitas as possibilidades de explorar recursos e inserir um pacote substancial de tecnologia, incluindo automação e segurança, que pode integrar o sistema de inteligência da edificação a aplicativos específicos para a gestão e acionamento de equipamentos e sistemas eletrônicos, mesmo a distância.

 

 

  • Melhor desempenho, qualidade e durabilidade da obra – uma característica peculiar à produção de componentes e módulos em uma fábrica é a qualidade e uniformidade desses elementos. Eles são produzidos através de processos rígidos que garantirão a sua qualidade, que posteriormente será transferida ao produto acabado.

 

  • Portabilidade – outra característica muito legal desse tipo de obra é a facilidade de desmontar uma edificação modular e remonta – lá em outro local. Dessa forma as edificações modulares podem ser utilizadas como edifícios temporários e portáteis. Nessas situações, as construções modulares relocáveis devem ser projetadas considerando que serão reutilizadas e transportadas várias vezes e para diferentes localidades, por tanto sua estrutura e componentes devem possuir maior resistência, adequando-se a esta condição.

 

 

  • Menor movimentação na obra, consequentemente menor geração de poeira e ruídos – a remoção de grande parte da atividade de construção no local onde a obra será executada reduz significativamente a movimentação de caminhões, por exemplo. Dessa forma será reduzida também a poluição sonora e as partículas do ar no local da obra e no seu entorno.

 

  • Menor custo de manutenção e operação – levando em conta que o processo de produção ocorre numa fábrica em ambiente controlado, considerando que o uso de componentes de desempenho conhecido e a montagem especializada, as edificações modulares têm qualidade e durabilidade superior, o que implica em menor custo de manutenção ao longo da sua vida útil. A adoção de critérios rigorosos de eficiência energética e de economia de água, bem como o cuidado maior no isolamento termoacústico, gera menor consumo de energia, de água e de ar condicionado, com impacto positivo e expressivo no custo de operação. 

E QUAIS SÃO AS VANTAGENS QUE A CONSTRUÇÃO MODULAR PODE TRAZER PARA SUA CONSTRUTORA?

Quando falamos em construção civil, pensamos sempre em competitividade, versatilidade, segurança e rapidez. Garantir a competitividade de uma construtora é um grande desafio que está ligado a padrões de qualidade, sustentabilidade, produtividade e segurança nas edificações.

Para que uma construtora se destaque e consiga atender todas essas demandas, as melhores soluções estão na tecnologia. É a tecnologia que assegura padrões inéditos em termos de planejamento operacional e financeiro.

A construção modular viabiliza o seu negócio por garantir uma maior agilidade na entrega da obra. Por trabalhar com materiais e acabamentos de alto padrão que asseguram a durabilidade das edificações, isso vai elevar as noções de qualidade, atendendo as principais exigências dos clientes. A ideia de uma edificação feita em módulos de alto padrão tecnológico é uma forma poderosa de conquistar novos clientes e agregar mais credibilidade junto aos seus parceiros.

QUE CONCLUSÕES PODEMOS TIRAR SOBRE ESSE TEMA?

Podemos concluir que as construções em alvenaria convencional já não são mais o melhor modo de construir edificações. Existem inúmeras críticas a esse sistema, dentre elas o fato de ser muito vulnerável a falhas e erros de execução.

Pensando em formas de melhorar esse processo de construção tradicional, estão surgindo diversos métodos ou sistemas construtivos muito mais eficientes.

São sistemas construtivos industrializados e através deles é perfeitamente possível agilizar todos os processos dentro de um canteiro de obras. E com isso aumentar a produtividade que é uma das maiores carências do setor da construção civil. A construção modular pré-fabricada é uma excelente alternativa para solucionar essa deficiência do setor da construção civil.

E você já conhecia esse tipo de tecnologia? Deseja saber mais sobre CONSTRUÇÃO MODULAR e OUTROS ASSUNTOS RELEVANTES?

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE DE OLHO EM NOSSO BLOG.

@dn.engenharia 

VEJA

ALGUMAS FOTOS

titulo da postagem