• (61) 3037-5293
  • comercial@denengenharia.com.br
PLACAS DE ENERGIA SOLAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL
21 DE Agosto de 2019

PLACAS DE ENERGIA SOLAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A utilização da energia solar nas construções é uma alternativa cada vez mais viável seja por causa da redução de custos ou mesmo pensando na sustentabilidade.

O mercado da construção civil tem levado a questão da sustentabilidade muito a sério. Ultimamente as construtoras vêm implementando medidas sustentáveis em todas as fases de seus projetos, desde a concepção até a entrega dos empreendimentos. Uma dessas medidas é a utilização da energia solar no canteiro de obras, isso vai torna-lo mais sustentável e ainda reduzirá as despesas com eletricidade. No post de hoje mostraremos as vantagens e benefícios que a energia solar pode gerar para os canteiros de obras das construtoras. E ainda daremos algumas dicas de como você pode aproveitar essas vantagens para sua casa mesmo que você não esteja em fase de construção. Então vamos lá!

A Importância da Energia Solar Fotovoltaica na Construção

Muito utilizada por quem opta por uma alternativa energética sustentável, a energia solar vem atraindo a atenção de vários tipos de empreendimentos e se tornando uma realidade que diminui os custos com a energia elétrica e ainda faz bem para o meio ambiente. Os painéis elétricos ou fotovoltaicos são os grandes responsáveis pelo crescimento da produção de energia limpa nos grandes centros urbanos, atendendo desde demandas de grandes centros empresarias até demandas residenciais como casas em condomínios entre outros empreendimentos imobiliários. Outro ponto positivo dessa tecnologia é a instalação dos painéis fotovoltaicos que é algo muito simples de ser feito e de manter. Pois a manutenção é muito fácil de ser realizada, uma vez que não possui partes moveis que necessitem de lubrificação ou substituição. O painel também não gera nenhuma poluição, seja acústica ou visual. Uma das principais vantagens da energia vinda do sol é o fato dela ser renovável, diferentemente das fontes fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, por exemplo. Benefícios da Utilização de Energia Solar nas Construções, mais especificamente no canteiro de obras.

  • Redução das Despesas com Eletricidade

Um dos impactos positivos gerados com a implantação dos painéis de energia solar é a redução das despesas com energia elétrica convencional. Isso vai beneficiar tanto o orçamento da obra quanto as receitas da Construtora. Nos canteiros de obras os painéis podem ser instalados no teto dos vestiários, refeitórios, almoxarifados, e escritórios. Além de serem beneficiados financeiramente pelo uso dos painéis, os envolvidos com a obra ainda estarão ligados a cultura da sustentabilidade.

  • Protege sua Obra contra as Variações na Tarifa de Energia Elétrica

Cada região do país tem uma cobrança de tarifa de energia elétrica diferente. E os preços das tarifas aumentam muito especialmente nos períodos secos do ano, onde os níveis de água nas barragens diminuem devido a estiagem e a geração de energia elétrica convencional cai drasticamente influenciando muito o custo das obras.

Dessa forma o resultado dessa grande variação é refletido diretamente no orçamento da Construtora. E a energia solar pode ser a solução para este problema, protegendo o seu canteiro dessas grandes variações no preço das tarifas de energia elétrica, já que a energia solar pode ser produzida em qualquer época do ano, mesmo em dias nublados e chuvosos. Isso pode ajudar as Construtoras a passar por estes períodos sem grandes dificuldades, assegurando ainda o andamento de seus projetos dentro do orçamento previsto.

  • Torna o Empreendimento ainda mais Sustentável

Várias Construtoras já adotam medidas sustentáveis desde a fase de concepção até a finalização de seus empreendimentos. As mais comuns são a captação de água da chuva, a separação de resíduos sólidos, a utilização de materiais ecológicos, a utilização de materiais reciclados, a adoção de tecnologias que diminuem o consumo de papel e plástico. A utilização dos painéis de energia solar também é uma dessas medidas que vem contribuindo para a sustentabilidade.

Todas essas medidas que citamos acima contribuem para uma melhora significativa do meio ambiente e melhora também a reputação da marca da Empresa junto a sociedade e aos clientes. Isso contribui ainda para a divulgação do Empreendimento, tento em vista que os compradores estão cada vez mais exigentes e preocupados com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

Como prometemos no início do post, vamos deixar algumas dicas pra você usar essa tecnologia na sua casa.

Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados na sua casa a qualquer momento, não precisa necessariamente ser na fase da construção.

Mesmo instalando o painel de energia solar você continuará pagando a conta de energia para a distribuidora da sua região, pois o sistema será ligado a rede elétrica. A diferença é que com o sistema de energia solar em casa, agora você pagará só o mínimo da sua fatura.

Você não precisa ter um telhado especial para a instalação dos painéis fotovoltaicos. Eles podem ser instalados em qualquer telhado, pois ficaram presos por meio de um sistema de fixação. Coberturas planas como lajes e telhas pré – fabricadas, também são propícias para a instalação. Portanto, cada tipo de telhado pede um tipo diferente de fixação. Dessa forma o seu será levado em conta na hora de fazer o orçamento.

Os painéis não podem permanecer em áreas com sombra, pois isso irá prejudicar o seu desempenho. As placas solares não podem ser instaladas em áreas sombreadas, porque dependem especificamente da irradiação solar para a captação de energia. Caso elas fiquem em locais com sombras vão perder as sua eficiência.

Esperamos que tenham gostado das dicas!!!

O que vocês sabem sobre energia solar? Compartilhe com a gente a sua experiência!!!

Nos sigam no instagram e acompanhem nossas publicações: @dn.engenharia

VEJA

ALGUMAS FOTOS

titulo da postagem