• (61) 3037-5293
  • comercial@denengenharia.com.br
SEGURANÇA DO TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS
03 DE Agosto de 2019

SEGURANÇA DO TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS

Veja como promover mais segurança no canteiro de obras da sua construtora!

A Segurança do Trabalho é muito importante e se faz necessária diariamente como um fator de prevenção de acidentes e também como forma de conscientização a todos os colaboradores da empresa.

As estatísticas sobre acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho são alarmantes e têm contribuído para conscientizar as empresas sobre a importância de investir na segurança do trabalho.

Com o foco em garantir a segurança e prevenir doenças e acidentes de trabalho, toda empresa deve contar com uma equipe de profissionais em segurança do trabalho. Nesse artigo queremos mostrar para vocês qual é a real importância da segurança do trabalho e quais são as vantagens que essa prevenção traz para as empresas. E não estamos falando apenas de vantagens financeiras, isso vai muito além, é uma questão social.

Porque é importante garantir a segurança no canteiro de obras?

A construção civil é um dos ramos em que há uma grande incidência de acidentes de trabalho, devido a sua natureza os trabalhadores estão expostos diariamente a vários riscos. Os mais comuns são: queda de materiais, queda de trabalhadores quando estão realizando suas atividades em altura, choques elétricos, falta de sinalização.

Todas as atividades referentes a segurança no canteiro de obras são de extrema importância para o bom andamento de um projeto. Valorizar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos nesse projeto é uma obrigação da construtora, mas que ainda traz diversas vantagens ao ambiente de trabalho e aos resultados que são entregues aos clientes.

 Não importa o tamanho da obra e nem mesmo a quantidade de colaboradores envolvidos, uma gestão eficaz do que ocorre no canteiro de obras é de suma importância e garantirá o aumento da produtividade e entregas com maior qualidade. Além de reduzir o volume de acidentes de trabalho e os casos de doenças ocupacionais, vai gerar ainda uma economia de recursos.

Dicas para promover mais segurança no canteiro de obras:

  • Faça um planejamento antes de começar as obras e coloque a segurança em primeiro lugar:

A segurança no canteiro de obras começa pelo planejamento. Ela deve ser considerada no orçamento da obra e no planejamento do canteiro de obras, pois têm grande importância e não pode ser vista como um gasto supérfluo.

Qualquer profissional que visite o canteiro de obras deve ter em mente que precisa de um treinamento básico sobre segurança e estar consciente sobre como precisa agir independente do tempo de permanência ou da função que exercerá.

Qualquer pessoa envolvida com a obra deve receber informações e instruções adequadas, concisas e transparentes sobre a adoção de rotinas seguras, práticas adequadas, operação de maquinário, quais são os equipamentos de segurança obrigatórios e procedimentos a serem tomados em situações de emergência.

  • Cumpra as normas de segurança do trabalho:

O Ministério do Trabalho é o responsável por editar normas de segurança do trabalho. Mas cada empresa pode editar normas próprias também. E quando nos referimos a cumprir normas de segurança do trabalho, estamos falando das obrigações de patrões e empregados, ambos devem observar os seus direitos e deveres em relação ao cumprimento das regras. Uma vez que o não cumprimento dessas regras pode gerar penalidades para ambas as partes.

  • Dê treinamentos, faça divulgação das normas e incentive seus colaboradores a adquirir hábitos de prevenção de acidentes:

Mais importante do que a teoria são os treinamentos, a conscientização e o incentivo a boas práticas de prevenção de acidentes. Esses treinamentos devem ser de ação continuada e não somente em ocasiões específicas.

Com o passar do tempo os colaboradores se sentirão responsáveis não só por sua segurança, mas também pela segurança de seus colegas. E dessa forma os resultados das ações preventivas serão muito efetivos.  

  • Use equipamentos de proteção individual com certificação, garanta o uso de EPIs e EPCs:

É direito do trabalhador ter o seu EPI, mas ao mesmo tempo ele têm obrigação de usa-lo. É isso que garantirá a sua segurança. Os equipamentos de proteção individual – EPI são baratos se comparados aos benefícios que eles trazem.

Os EPIs como o próprio nome diz são individuais e não devem ser compartilhados entre os trabalhadores. Os empregadores têm obrigação de fornecer os equipamentos de segurança ao mesmo tempo em que têm o direito de exigir que o empregado use o mesmo.

  • Não permita que seus colaboradores descumpram as normas de segurança:

Cada ocorrência no canteiro de obras deve ser tratada com muita atenção, deixando claro a todos os colaboradores a seriedade do assunto. Não deixe parecer que a segurança no canteiro de obras não é importante. As correções e os ajustes necessários devem fazer valer de forma rigorosa os acordos de trabalho estabelecidos, bem como o total cumprimento das normas de segurança vigentes.

  •  Faça manutenções preventivas:

As máquinas e equipamentos precisam estar em bom estado para serem usadas. É indispensável que passem por manutenções preventivas periódicas. Estamos falando do maquinário pesado, dos veículos e também de todo e qualquer item que seja utilizado pelos trabalhadores constantemente.

É necessário que você ainda se certifique de que o serviço de manutenção será realizado por pessoas especializadas e autorizadas para este fim.

  • Reveja com periodicidade a efetividade da política de segurança

Uma obra passa por diversas fases até a sua finalização, em cada etapa são adotados diferentes procedimentos de segurança. Mas existem alguns que são básicos e devem acompanhar todas as fases, são eles: limpeza e organização do canteiro, descarte eficiente de entulhos, entrega dos materiais de acordo com um cronograma pré-definido para que não aja falta e nem acumulo no canteiro, supervisão continua de caráter fiscal e educativo.

  •  Mantenha o canteiro limpo e organizado:

Grande parte da segurança do canteiro de obras está diretamente ligada a limpeza e organização do ambiente. Para manter essa organização é necessário um bom planejamento desde o inicio do projeto, é preciso trabalhar com uma planta em mãos e determinar o posicionamento de cada maquinário, equipamento e matéria prima que serão utilizados. Especifique também a localização dos banheiros e refeitórios para que seja prática para os colaboradores.

  •  Trabalhe com a prevenção:

Já dizia o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. Não espere que algum problema aconteça para tomar uma decisão ou providência. É a prevenção que garante a segurança do canteiro de obras. Uma forma inteligente de prevenção é estudar falhas e riscos passíveis de ocorrer.

  •  Utilize software de monitoramento no seu canteiro de obras:

Diante de tantos avanços tecnológicos, nada melhor do que adotar o meio digital como forma de melhorar a gestão de tudo que acontece no canteiro de obras. O gestor que utiliza um software de monitoramento móvel fica a par de tudo que acontece com sua equipe em tempo real.

Um sistema informatizado de monitoramento em tempo real garante um alto grau de segurança, uma vez que o gestor consegue monitorar a qualquer momento e de qualquer lugar as reuniões realizadas, a entrega dos equipamentos de segurança, a realização e validade dos treinamentos de segurança oferecidos a equipe e até mesmo por funcionário individualmente.

Seguindo essas dicas a segurança no canteiro de obras terá mais efetividade e será implantada com mais facilidade.

Como você vem cuidando da segurança no canteiro de obras da sua construtora?

 

Siga nosso instagram e acompanhe todas as nossas atualizações!!!

@dn.engenharia

VEJA

ALGUMAS FOTOS

titulo da postagem